Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Lição da Escola Sabatina
Anunciando a glória da cruz
Ano Bíblico: Ageu

Quinta-feira
Considerações finais (Gl 6:16-18)

5. De acordo com Gálatas 6:16, Paulo deu sua bênção aos que, disse ele, “[andassem] conforme essa regra” (NVI). Dado o contexto, de qual “regra” você acha que Paulo estava falando?

A palavra traduzida por “regra” literalmente se referia a uma vara reta ou barra usada por pedreiros e carpinteiros para medir. A palavra posteriormente assumiu um sentido figurado, referindo-se às regras ou padrões pelos quais uma pessoa avalia algo. Por exemplo, quando as pessoas falam sobre o cânon do Novo Testamento, elas estão se referindo aos 27 livros do Novo Testamento, vistos como autoridade para determinar tanto a crença quanto a prática da igreja. Portanto, se um ensinamento não “está à altura” do que se encontra nesses livros, não deve ser aceito.

6. De acordo com Gálatas 6:17; 2 Coríntios 4:10; 11:23-29, quais eram as “marcas de Jesus” que Paulo trazia em seu corpo? O que ele quis dizer quando escreveu que ninguém devia “perturbá-lo” por causa dessas marcas? Gálatas 6:14 poderia ajudar a responder a essas perguntas? Assinale a alternativa correta:
A.( ) Figuras de Jesus tatuadas em seu corpo.
B.( ) Cicatrizes causadas pela perseguição que ele sofreu em nome de Cristo.
C.( ) O selo do Deus Altíssimo, aprovando seu ministério.

A palavra marca vem do termo grego stigmata, da qual também deriva a palavra portuguesa estigma. Paulo poderia estar se referindo à prática comum de marcar os escravos com a insígnia de seu dono como uma forma de identificação, ou à prática de algumas religiões misteriosas, nas quais um devoto marcava a si mesmo como sinal de devoção. Em todo caso, “por ‘marcas de Jesus’, sem dúvida, Paulo se referiu às cicatrizes deixadas em seu corpo pela perseguição e sofrimento (2Co 4:10; 11:24-27). Seus adversários então insistiam em forçar os conversos gentios a aceitar a marca da circuncisão, como sinal de sua submissão ao judaísmo. Mas Paulo tinha marcas que indicavam de quem ele havia se tornado escravo, e para ele não havia fidelidade a ninguém mais, a não ser a Cristo […]. As cicatrizes que Paulo havia recebido de seus inimigos, enquanto estava a serviço de seu Mestre, falavam com mais eloquência de sua devoção a Cristo” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1096).

Quais “marcas”, físicas ou de outra natureza, você tem por causa de sua fé em Jesus? Em outras palavras, o que sua fé lhe custou?
Marcos 16:15